FEMEC
Faculdade de Engenharia Mecânica
A Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC) da UFU tem sua organização e funcionamento da FEMEC regidos pela legislação federal, pelo Estatuto da UFU, pelo Regimento Geral, pelas Normas Gerais, pelas Resoluções dos Conselhos Superiores da UFU e pelo Regimento Interno da FEMEC.
São competências da FEMEC, definidas em seu Regimento Interno:
- Planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica;
- Planejar a aplicação dos recursos orçamentários que lhe forem alocados e administrar os bens patrimoniais sob sua responsabilidade;
- Coordenar e implementar a política de recursos humanos da FEMEC;
- Elaborar e aprovar sua proposta de Regimento Interno em consonância com o Estatuto e o Regimento Geral da UFU.
Aqui temos uma apresentação de atividades das equipes de alunos da FEMEC, que ilustra uma das formas do exercício das competências da FEMEC, envolvendo o ensino e extensão.
A FEMEC é constituída das seguintes órgãos ou instâncias:
- Conselho da FEMEC (ATAS)
- Diretoria da FEMEC
- Coordenações de cursos de graduação (Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Aeronáutica)
- Coordenação do programa de pós-graduação
- Coordenações de Núcleos dos cursos de graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Aeronáutica
- Assembléias da FEMEC (ATAS)
Endereço para Correspondência:
Faculdade de Engenharia Mecânica/UFU - Campus do Glória
Rodovia BR 050, km 78 - Uberlândia – MG - CEP 38410-337
Bloco 1D – 1º andar - sala 1D203.
Secretaria da Faculdade de Engenharia Mecânica:
Email: femec@mecanica.ufu.br
Telefone: (55) 34 2512-6778
Telefone: (55) 34 2512-6779
Horários de atendimento ao público: a FEMEC desenvolve suas atividades dentro de horários variáveis, conforme as disciplinas em atividade. A estrutura administrativa da FEMEC, que dá suporte às atividades acadêmicas funciona das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30.
O Setor de Atendimento da FEMEC se localiza no piso térreo, onde é possível obter-se informações relativas ao bloco 1DCG e suas atividades. Contacto por telefone: (55) 34 2512-6794.
O Setor de Serviços da FEMEC é o encarregado de assessorar a diretoria no que toca ao acompanhamento de serviços de engenharia, informática, manutenção, projetos e outras atividades típicas. Contacto por telefone: (55) 34 2512-6851 e 6799 (no Campus do Glória), e 3239-4012 e 4019, no Campus Santa Mônica.

Cursos
O Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia foi criado em 05 de dezembro de 1962. Por ocasião da Federalização da Universidade Federal de Uberlândia, o Curso passou por um processo de reconhecimento sendo oficializado pelo Decreto 67.597 de 18 de novembro de 1970. A proposta do curso é formar profissionais com conhecimentos relacionados aos mais variados ramos da Engenharia Mecânica, capazes de responder rapidamente às exigências atuais e às tendências futuras da indústria, como também introduzir mudanças estruturais por sua capacidade analítica e criativa. As funções do engenheiro mecânico abrangem um vasto campo de atividades científicas e tecnológicas, desde a pesquisa e desenvolvimento até a fabricação e controle de sistemas mecânicos e seus componentes: máquinas hidráulicas e elétricas, máquinas operatrizes e suas ferramentas, máquinas agrícolas e de transporte, sistemas de controle hidráulico, pneumáticos e mecânicos. Se algo se move ou usa energia, um Engenheiro Mecânico, provavelmente, esteve envolvido na sua concepção e/ou na sua produção.Preocupados com os princípios de força, energia e movimento, engenheiros mecânicos usam seus conhecimentos de design, fabricação e processos para fazer avançar o mundo em torno de nós. Devido a formação generalista, o engenheiro mecânico está preparado para iniciar a carreira profissional, com a mesma possibilidade de êxito, em qualquer área da Engenharia Mecânica. As oportunidades de carreira para Engenheiros Mecânicos são diversas e encontradas em todo o mundo através de milhares de empresas que vão desde grandes multinacionais a pequenas empresas locais. As atividades do curso são mostradas em VÍDEO ILUSTRATIVO produzido à partir das atividade de ensino e pesquisa do curso.
O curso de Engenharia Mecânica conta com diversos convênios de cooperação interinstitucional, o que contribuiu para o enriquecimento do conhecimento a ser compartilhado com os estudantes. Os convênios abrangem oportunidades de duplo diploma, mobilidade estudantil e estágios.
Destacamos atualmente os seguintes convênios estudantis: Grupo Insa (Insa Lyon, Insa Rouen, Insa Centre Val del Loire, Insa Rennes, Insa Strasbourg, InsaTolouse), Sigma – ClemontFerrand, ENSMM de Besançon.
Curso: ENGENHARIA MECÂNICA
Reconhecimento : Decreto 67.597 de 18 de novembro de 1970
Grau atribuído: Engenheiro(a) Mecânico(a)
Período mínimo de permanência: 10 semestres
Período máximo de permanência: 15 semestres
Período: Integral
Duração média: 10 semestres
Na aviação moderna, os requisitos de segurança e de eficiência operacional, em um panorama de acirrada competição de mercado, fazem com que o domínio da tecnologia aeronáutica seja restrito a um pequeno número de países, dentre os quais se inclui o Brasil. Diversos indicadores apontam para o fato que o País carece de Engenheiros Aeronáuticos para atender à crescente demanda resultante da expansão do transporte aéreo e da necessidade de promover inovações tecnológicas necessárias para garantir a competitividade da indústria aeronáutica brasileira no plano internacional.
O estudante de Engenharia Aeronáutica poderá se engajar em diversas atividades extra-curriculares que poderão ser validadas com créditos, tais como: equipes de competição (Aerodesign, Mini-Baja e Robótica Móvel), Programa de Educação Tutorial, Empresa Júnior, Iniciação Científica e Mobilidade Internacional.
O Engenheiro Aeronáutico formado pela UFU estará capacitado para atuar na concepção, fabricação e manutenção de aeronaves de asas fixas e rotativas, de pequeno, médio e grande porte, civis e militares, e também no planejamento e gestão em empresas de transporte aéreo. Em virtude de sua formação sólida e abrangente, poderá atuar em diversos setores da indústria, em centros de pesquisa ou órgãos públicos, e estará apto a complementar sua formação em nível de pós-graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado).
Sobre o curso
Denominação: Engenharia Aeronáutica
Modalidade oferecida: Bacharelado
Regime acadêmico: Semestral
Turno de oferta: integral
Número de vagas por semestre: 20
Duração do curso: no mínimo 10 (dez) semestres e no máximo 15 (quinze) semestres
Ato de legalização do curso: Resolução CONSUN 05/2009
Tipo: Graduação
Email: coceaero@mecanica.ufu.br
Telefone: 34 2512-6768
Coordenador: Roberto de Souza Martins
O curso, iniciado em 2004, com base na Engenharia Mecânica e conhecimentos básicos da Engenharia Elétrica e Ciências da Computação com objetivo formar engenheiros com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitados a absorver novas tecnologias. Ao se formar, o Engenheiro deverá ser capaz de enfrentar os problemas de engenharia de forma multidisciplinar, considerando sua formação, englobando também os aspectos técnicos, éticos, ambientais, econômicos, políticos e sociais; ser empreendedor, criativo, inovador, desenvolver trabalhos em equipe; ter autoconfiança e competência quanto ao uso de equipamentos inerentes à sua profissão. Os estudantes de Engenharia Mecatrônica são estimulados a participarem de Pesquisas desenvolvidos pelos professores pesquisadores, participando como estudantes bolsistas de iniciação científicas, são motivados a participarem de eventos que os colocam em contato com a situação real do mercado de trabalho.
As atividades do curso são mostradas em VÍDEO ILUSTRATIVO produzido à partir das atividades de ensino e pesquisa do curso.
Vídeo gravado pela TV Educação - Fundação Roquette Pinto - "Hora do ENEM" - Mecatrônica [16/12/16].
Curso: |
ENGENHARIA MECATRÔNICA |
Reconhecimento pelo MEC: |
Portaria: No 508 MEC/SESu de 15/07/2008, D.O.U. 16/04/2008 |
Grau atribuído: |
Engenheiro(a) Mecatrônico(a) |
Período mínimo de permanência: |
10 semestres |
Período máximo de permanência: |
18 semestres |
Período: |
Integral |
Duração média: |
10 semestres |
In modern aviation, the safety requirements and operational efficiency in a panorama of fierce market competition , make the field of aeronautical technology is restricted to a small number of countries , among which Brazil is included . Several indicators point to the fact that the country lacks Aeronautical Engineers to meet the growing demand resulting from the expansion of air transport and the need to promote technological innovations needed to ensure the competitiveness of Brazilian aviation industry internationally
The student of aeronautical engineering may engage in various extracurricular activities that can be validated with credits such as: competition teams ( Aerodesign , Mini Baja and Mobile Robotics ) , Tutorial Education Program , Junior Company , Scientific Initiation and Mobility International.
The Aeronautical Engineering from the UFU will be able to work in the design, manufacture and maintenance of fixed and rotary wing aircraft , small , medium and large , civil and military , and also the planning and management in airlines . Because of its solid and comprehensive training , it may act in various sectors of industry, research centers or public bodies , and will be able to supplement their training level graduate ( specialization , Master or Doctorate ) .
Over the course
Denomination: Aeronautical Engineering
Mode offered : Bachelor
Academic regime : half
Supply shift : Full
Number of seats per semester : 20
Course length: at least ten (10) semesters and a maximum of fifteen (15) semesters
Course legalization act : CONSUN Resolution 05/2009
Type : Graduation
Email: coceaero@mecanica.ufu.br
Phone: 34 2512 6768
Coordinator: Roberto de Souza Martins