Laprosolda – Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem

EQUIPE    INFRAESTRUTURA    LINHAS DE PESQUISA    CONVÊNIOS    FINANCIAMENTO E PARCERIAS

Laprosolda é a designação para a união de uma infraestrutura física laboratorial e de pessoal especializado, dedicada ao desenvolvimento de processos de soldagem. Foi criado em janeiro de 1992 com o objetivo de se desenvolver processos de soldagem (contrapondo a tendência de se estudar soldagem somente pela metalurgia). Hoje o Laprosolda se consolida como uma infraestrutura física e com competência de pessoal para fazer pesquisa, desenvolvimento e inovação em nível dos melhores grupos afins das grandes universidades estrangeiras, e na busca natural de se tornar uma referência assim como os grandes centros de pesquisa de soldagem, como o TWI (Inglaterra), SLV (Alemanha), Force (Dinamarca), Institut de Soldure (France) e EWI (EUA).

Pode-se destacar as principais características do Grupo:

•Estrutura física e de equipamentos de alto grau de sofisticação;

•Equipe com conhecimento teórico, mas também da realidade de chão de fábrica;

•Alto envolvimento com indústria, direcionando as pesquisas para aplicação;

•Projetos são feitos sob contrato de sigilo, preservando ambos lados.

Criado em janeiro de 1992, com os seguintes objetivos:

•Absorção e desenvolvimento da tecnologia de processos modernos de soldagem (derivativos e de alta energia);

•Desenvolvimento e aprimoramento de dispositivos e acessórios aplicáveis em soldagem, visando aumento da produtividade;

•Monitoramento, controle e automação de processos e procedimentos de soldagem;

•Melhoria de produtos, processos e técnicas de soldagem aplicados em diferentes materiais (aços C-Mn, microligados, aços inoxidáveis, ligas de alumínio, ferro fundido, revestimentos contra desgaste e corrosão, etc);

•Elaboração e otimização de procedimentos e qualificação de soldadores e de procedimentos de soldagem;

•Treinamento em diferentes níveis e responsabilidades no contexto da tecnologia da soldagem.

Coordenador Louriel Oliveira Vilarinho
Contato:
vilarinho@ufu.br 34 3239-4380
Unidade Organizacional Superior:
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 1O/SM - Sala
Laboratórios da Àreas de: Fabricação e Projetos (FEMEC) Bloco localizado entre o Bloco 1M e Instituto de Química, no campus Santa Mônica/UFU.
Campus Santa Mônica - CEP 38400-902