SAIBA MAIS SOBRE A ENGENHARIA MECÂNICA

Engenharia Mecânica

O Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia foi criado em 05 de dezembro de 1962. Por ocasião da Federalização da Universidade Federal de Uberlândia, o Curso passou por um processo de reconhecimento sendo oficializado pelo Decreto 67.597 de 18 de novembro de 1970. A proposta do curso é formar profissionais com conhecimentos relacionados aos mais variados ramos da Engenharia Mecânica, capazes de responder rapidamente às exigências atuais e às tendências futuras da indústria, como também introduzir mudanças estruturais por sua capacidade analítica e criativa. As funções do engenheiro mecânico abrangem um vasto campo de atividades científicas e tecnológicas, desde a pesquisa e desenvolvimento até a fabricação e controle de sistemas mecânicos e seus componentes: máquinas hidráulicas e elétricas, máquinas operatrizes e suas ferramentas, máquinas agrícolas e de transporte, sistemas de controle hidráulico, pneumáticos e mecânicos. Se algo se move ou usa energia, um Engenheiro Mecânico, provavelmente, esteve envolvido na sua concepção e/ou na sua produção.Preocupados com os princípios de força, energia e movimento, engenheiros mecânicos usam seus conhecimentos de design, fabricação e processos para fazer avançar o mundo em torno de nós. Devido a formação generalista, o engenheiro mecânico está preparado para iniciar a carreira profissional, com a mesma possibilidade de êxito, em qualquer área da Engenharia Mecânica. As oportunidades de carreira para Engenheiros Mecânicos são diversas e encontradas em todo o mundo através de milhares de empresas que vão desde grandes multinacionais a pequenas empresas locais. As atividades do curso são mostradas em VÍDEO ILUSTRATIVO produzido à partir das atividade de ensino e pesquisa do curso.

O curso de Engenharia Mecânica conta com diversos convênios de cooperação interinstitucional, o que contribuiu para o enriquecimento do conhecimento a ser compartilhado com os estudantes. Os convênios abrangem oportunidades de duplo diploma, mobilidade estudantil e estágios.

Destacamos atualmente os seguintes convênios estudantis: Grupo Insa (Insa Lyon, Insa Rouen, Insa Centre Val del Loire, Insa Rennes, Insa Strasbourg, InsaTolouse), Sigma – ClemontFerrand, ENSMM de Besançon.

   [[{"fid":"1861","view_mode":"full","type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":"121","width":"180","class":"media-element file-full"}}]]  [[{"fid":"1860","view_mode":"full","type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":"124","width":"324","class":"media-element file-full"}}]]

Curso:    ENGENHARIA MECÂNICA

Reconhecimento : Decreto 67.597 de 18 de novembro de 1970

Grau atribuído: Engenheiro(a) Mecânico(a)

Período mínimo de permanência: 10 semestres

Período máximo de permanência: 15 semestres

Período: Integral

Duração média: 10 semestres

Coordenador Ana Marta de Souza
Contato: 
cocme@ufu.br 34 3239-4416
Unidade Organizacional Superior: 
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco Bloco 1M - Sala
O bloco 1M está próximo à cantina do Campus Santa Mônica e a Faculdade de Química/UFU
Campus Santa Mônica - CEP 38400-902
Tópicos: 

Coordenações, cursos e setores